19 junho, 2011

Escritores - Nicholas Sparks

Não sei se já deu para perceber, mas uma das minhas maiores paixões é pela leitura. Eu gosto de livros, gosto do prazer que eles me dão e da forma como eles conseguem por minha imaginação para funcionar, e acreditem nisso pois com eles já fui para Londres, EUA, Russia e já até observei o Nazismo através dos olhos de uma simples garota orfã.

Só que para conseguir isso, necessitamos do talento de algumas pessoas que por muitas vezes ficam apagadas através do seu talento, os escritores. São eles os principais reponsáveis por isso.

E para começar, resolvi escolher Nicholas Sparks. O responsável por estar me deixando completamente emotivas por esses dias.

Nicholas nasceu em Omaha, Nebraska e acreditem, nasceu nos ultimos 8 minutos do ano de 1965, a mãe dele deu à luz na virada do ano, coitada! Segundo ele, sua família sempre foi muito simples, não teve uma infância luxuosa, mas garante de que foi muito feliz, mesmo comendo por muitas vezes, apenas batata e leite em pó. Na sua juventude, viveu em Fair Oaks, Califórnia e foi premiado com uma bolsa de estudos para a Universidade de Notre Dame pelos suas excelentes notas, e em 1988 licenciou-se em econômia. E para quem pensa que ele sempre quis ser escritor, engana-se. Seu sonho era ser um atleta de alta competição, mas se abdicou ao sonho, devido à um sério acidente. Ele já trabalhou no mercado imobiliário, com manufatura de produtos ortopédicos, garçom e vendedor de remédios, e começou à escrever mesmo, quando era delegado de informação médica.

Em 1985 Sparks escreveu seu primeiro livro, The Passing(A Passagem) em suas férias de verão, quando estudava em seus primeiros anos de Notre Dame. Nunca foi publicado. Em 1989 escreveu seu segundo livro, também não publicado, títulado The Royal Murders. Em 1994, durante um período de seis meses, Nicholas escreveu o que seria seu primeiro livro publicado, The Notebook (Diário de uma Paixão).

Foi descoberto pela agente literária Theresa Park, quem se encantou com The Notebook. Leu-o, e ofereceu-se a representar Nicholas. Em outubro de 1995, Park conseguiu um contrato de um milhão de dólares pelos direitos de publicação de The Notebook na Time Warner Book Group. O Livro foi publicado em outubro de 1996 e apareceu na lista de bestsellers de The New York Times em sua primeira semana de vendas. Depois de seu primeiro sucesso literário, escreveu um número de bestsellers internacionais, que foram traduzidos a trinta e cinco idiomas. Três de seus livros foram levados ao cinema: Message in a Bottle (Mensagem na Garrafa)(1999), A Walk to Remember (Um amor para recordar) (2002), e The Notebook (Diário de uma Paixão) (2004).

Sparks está casado com Cathy a cerca de vinte anos e tem cinco filhos, chamados Miles, Ryan, Landon, Lexie e Savannah, sendo que os nomes de alguns dos protagonistas de seus livros foram dados em homenagem aos filhos, como Landon em Um amor para recordar, Savannah em Querido John e Miles em A Bend on the Road(Uma Curva na Estrada).

• O Milagre e Quem ama acredita (mesmo livro, muda apenas o título): “Este romance traz a história de Jeremy Marsh, um respeitado jornalista que não consegue emplacar um relacionamento afetivo que o faça feliz. Acostumado a viajar pelo mundo à cata de lendas urbanas, Jeremy parte em direção a uma cidadezinha do sul dos Estados Unidos para investigar as misteriosas luzes de um antigo cemitério escravo que teria sido alvo de uma maldição. Lá ele conhece a bela Lexie Damell, que irá ajudá-lo em sua fantasmagórica missão. Prestes a descobrir um segredo que poderá abalar os alicerces da comunidade, esse implacável destruidor de mitos terá de se confrontar com o único fenômeno que considera genuinamente misterioso e sobrenatural: uma paixão avassaladora.”

Corações em Silêncio: ''Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir, e o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos.''

A Alquimia do Amor: ''O prolongado namoro dos avós de Nicholas Sparks, uma união que durou quase sete décadas, foi sem dúvida uma das experiências de vida que mais o impressionaram, e que ele já nos transmitiu em O Diário da Nossa Paixão. Mas o tema do amor comprometido, generoso e tolerante, que leva as pessoas a darem o melhor de si próprias e que supera o desgaste do tempo, não deixou de fasciná-lo. Este novo romance tem por base o que poderíamos considerar uma variante do mesmo tipo de relação entre um homem e uma mulher.''

Noites de Tormenta: ''Noites de Tormenta, livro que deu origem ao filme com Richard Gere e Diane Lane, é um romance intenso e apaixonante. Uma leitura agradavel sobre o que mais nos agrada: o amor.
Uma dona de casa recém-separada, com dois filhos, parte sozinha para tomar conta da pousada de uma amiga na paradisíaca Rodanthe, na costa da Carolina do Norte, nos EUA. No local, há um único hóspede a ser atendido. Com a proximidade de uma tormenta, o charmoso médico que esconde um segredo e a ferida mãe de família descobrem uma inesperada conexão.''

A Ultima Música: ''Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte.O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo- se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A Última Música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.''

• As Palavras que nunca te direi: ''Viúvo solitário, Garret Blake constrói barcos para viver. Reconstruir a sua vida - isso é outro problema. Pelo menos antes de Theresa Osborne chegar à sua aldeia na Carolina do Norte. Theresa, uma recém-divorciada e investigadora do Chicago Tribune, descobre que Garret é o autor de uma mensagem que encontrou numa garrafa, numa praia de Cape Road. Uma mensagem de sonho que a emocionou profundamente como nunca o tinha sido até então.

Kevin Costner (Garret) e Robin Wright Penn (Theresa) são as estrelas que iluminam as brilhantes representações de As Palavras Que Nunca Te Direi, uma história de amor perdido e encontrado baseado no bestseller de Nicholas Spark. "Tu escolhes - entre o passado e o futuro. Agarra-te a um deles e aguenta-te" Quem o diz é Dodge (Paul Newman), o experiente pai de Garret. O conselho toca fundo. Tal como o impacto desta bela e emocionante história de amor.''

Diário de uma Paixão: ''Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.''

• Um momento inesquecível: ''A partir do momento em que abrirem o livro e lerem o primeiro capítulo, vão continuar a ler até á ultima página do livro. Um momento inesquecível passa-se em 1958 na Carolina do Norte a meio de Abril onde Landon Carter lembra o seu primeiro amor Jamie Sullivan, a filha do pastor baptista da terra. Chega uma altura da vida em que todos se deveriam de lembrar do seu primeiro amor, e ao ler este livro acontecerá isso mesmo, trazendo de volta as memórias da infância do primeiro amor, não só se apaixonara pelo livro assim como irá apaixonar-se pelas personagens e por todo o cenário do livro.
Nicholas Sparks criou uma obra de arte que o vai deliciar, uma história mágica, e cheia de esperança e desejo e ao mesmo tempo uma linda história de amor com um pequeno toque do destino.
Este livro será lembrado como uma lindíssima obra-prima, uma história que todos irão apreciar seja adulto ou jovem. Sei que este é um livro que irá de certeza querer ler novamente, por causa do seu estilo criativo, é preciso um grande escritor para escrever um grande livro, e Nicholas Sparks fez exactamente isso.”

• Querido John: “Querido John” narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua longa licença, ele conhece a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país . Agora, quando ele finalmente retorna para a Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.






Nenhum comentário: